Museus

Inhotim

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.

Maiores Informações, aqui

Museu Mineiro

O Museu Mineiro é um dos equipamentos culturais da SUM - Superintendência de Museus, órgão executivo da política cultural do Estado que atua como unidade de disseminação de princípios e conceitos e de integração entre os museus de Minas

Maiores informações, aqui

Museu de História Natural

Os museus, até bem pouco tempo, eram vistos, em geral, apenas como ambientes fechados guardiões de objetos antigos. Contrariando essa visão, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) tem como proposta principal constituir-se um ambiente vivo, impregnado de uma história que, ainda em construção, se modifica a cada dia. Ele é singular por abrigar um espaço museológico aberto à visitação pública localizado no interior de um Jardim Botânico, que, por sua vez, abriga importantes espécies da flora e da fauna brasileiras.

Maiores Informações, aqui

MAO - Museu de Artes e Oficios

O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Maiores Informações, aqui

Abílio Barreto

A Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto – AAMHAB é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo proporcionar a participação da comunidade nas atividades do Museu.
Desde sua fundação, em 1994, a Associação tem sido a principal parceira do MHAB, viabilizando diversos programas e projetos culturais, sobretudo através da captação de recursos financeiros. Além disso, mediante a atuação dos membros de seus Conselhos, a AAMHAB tornou-se um interlocutor permanente, contribuindo para a consolidação do Museu como espaço de preservação, investigação e comunicação da memória e da história de Belo Horizonte.

Maiores Informações, aqui